Tenha uma experiência imersiva nos conceitos da saúde inteligente e seja protagonista da inovação

Cardiologia: qual a sua relevância para a saúde e o bem-estar

Cardiologia: qual a sua relevância para a saúde e o bem-estar

Decidimos abrir este primeiro Fala especialista com o tema cardiologia.

Por mais que seja conhecido, vamos começar do básico e evoluir, combinado?

Então, iniciemos do princípio: a cardiologia é um ramo da medicina que se preocupa com o coração e com os vasos sanguíneos. Por isso, temos como costume dizer cuidado cardíaco e cardiovascular.

Cuidar do coração é tão importante que temos até um dia dedicado a este assunto. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração.

Além desta informação, o MS (2020) traz que as “doenças cardiovasculares são a causa número um de mortes em todo o planeta”. Ainda, que no Brasil, “cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% desses eventos no país.”.

Para pensar na saúde, vamos entender a doença

Cuidar da nossa saúde é muito mais fácil do que tratar as doenças. Contudo, quando falamos do coração, em especial, precisamos compreender ele como parte de um todo. Por isso, não adianta apenas focarmos nele e esquecermos dos “vizinhos”, que interagem o tempo todo com este órgão fantástico.

Ao mencionar doença cardiovascular, a ciência que alimenta a cardiologia nos ensina que:

A doença cardiovascular está relacionada a tudo o que afeta: o coração e os vasos sanguíneos. Por exemplo, temos a doença cardíaca coronária, que identifica algum problema nos vasos sanguíneos que irrigam o coração.

Ainda, a cardiologia deixa claro que a hipertensão, sendo esta uma das grandes vilãs e a arteriosclerose (espessamento e endurecimento da parede arterial), são motivos de grande preocupação para a saúde do coração.

Todavia, sabemos que há algumas receitas básicas e práticas, confirmadas pela ciência, que evitam o surgimento destas doenças ou que, acometendo o ser humano, melhoram consideravelmente a sua qualidade de vida.

Cardiologia: fundamental para a saúde e o bem-estar

Você pode perguntar: por que abrir este quadro com o assunto cardiologia?

Pois bem, além dos dados já evidenciados acima, o assunto também nos convida a reflexão sobre a necessidade de checkups anuais da nossa saúde e bem-estar.

Fala especialista - cardiologia - cuidar do coração
Fonte: Freepik.com

Afinal, é sabido que muitas enfermidades poderiam ser facilmente curadas se descobertas no início. Aliás, vale salientar que estatisticamente, a mulher é muito mais engajada em se cuidar do que homem.

Para que você tenha uma ideia, dentre as doenças que acometem o homem, a cardiovascular está no topo da lista, juntamente com o câncer de próstata.

Neste contexto, temos mundialmente o movimento Novembro Azul, que busca incentivar o protagonismo masculino no autocuidado. Caso você queria conhecer um pouco mais sobre o Movember (Novembro Azul), acesse aqui!

Por isso, convidamos o médico especialista em cardiologia, Dr. Jeferson Wollmeister, para conversar conosco sobre o papel da cardiologia neste atual cenário, sua relação com as novas tecnologias e devices da saúde e a tendência para o futuro da saúde.

Quem é o especialista em cardiologia, MD. Jeferson Wollmeister

O MD. Jeferson Wollmeister, inscrito no CREMERS 24764, é um entusiasta por inovação e tecnologia na área da saúde.

Ele é parceiro da Conducere Intelligent Health, apoiador e incentivador desta Jornada. O Dr. Jeferson é especialista em cardiologia e em ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Ainda, é diretor clínico do Hospital Annes Dias de Ibirubá-RS. Além de ser membro do conselho consultivo do SIMERS (Gestão 2022-2024) e membro do conselho de administração da UNIMED Alto Jacuí.

Médico cardiologista - Jeferson Wollmeister
Fonte: Google.com

Convidamos o Dr. Jeferson para um bate-papo sobre a cardiologia e sua relevância para o atual contexto da saúde. Ele prontamente acolheu nosso pedido e o mesmo resultou na conversa que segue.

P.S.: As informações e opiniões expressas neste artigo não necessariamente representam ou refletem, oficialmente, a posição das entidades as quais o MD. Jeferson Wollmeister tem vínculo profissional.

Vamos falar sobre a saúde do homem

Conducere: Desde 2003 e no Brasil a partir de 2008, temos o mês de novembro como um período para refletir sobre a saúde do homem.

Na sua prática médica, percebe que é uma falácia este “dogma” de que o homem é descuidado com a sua saúde?

Dr. Jeferson: Tradicionalmente o homem tem mais resistência em procurar o médico, pois existe o conceito de infalibilidade arraigado na mente masculina, ou seja: homem é infalível, invencível; e ir ao médico ou ter alguma doença diagnosticada, destrói essa visão, tanto que muitos homens vão ao médico somente com a insistência de esposa, mãe ou filhos.

Por outro lado, a geração Y (Millennials) e a geração Z são mais livres dessas armadilhas comportamentais tradicionais, adquirindo uma visão mais igualitária e universal quanto às funções sociais dos gêneros e por isso, espera-se que esse dogma realmente vire uma falácia em um futuro próximo.

Autocuidado através de devices

Conducere: A cardiologia é uma especialidade muito importante para a qualidade de vida. Por isso, muitas startups, ou mesmo empresas que estão entrando no segmento da saúde, como Apple e Amazon, estão criando devices e apps que facilitam o controle de nossa frequência cardíaca e/ou mesmo sugerindo exercícios que podem ajudar o ser humano a se manter saudável.

Como percebe este movimento de autocuidado, ele pode ser prejudicial ou um aliado à saúde?

Dr. Jeferson: A evolução tecnológica da Medicina desvendou dois aspectos importantes sobre a saúde: prevenir as doenças cardiovasculares e controlar a doença cardiovascular quando está instituída. No primeiro caso, há o combate ao sedentarismo, obesidade, tabagismo, alcoolismo, estresse, qualidade do sono e, no segundo caso, o controle da pressão arterial, do diabetes mellitus, das arritmias cardíacas, sendo que esses dois aspectos são intercambiáveis, pois, à medida que formos adoecendo, o combate aos primeiros fatores retarda ou evita a progressão da mesma.

Os apps de saúde, em seu amplo espectro, são ferramentas valiosas para auxiliar o médico e o indivíduo, à medida que fornecem essas informações vitais de forma sistemática, mas há a necessidade de validação e suporte médico dos mesmos, a fim de evitar mal uso e/ou prejuízos à saúde em decorrência de informações erradas.

Medicina genômica e cardiologia

Conducere: Um dos assuntos atuais é a medicina genômica. Inclusive já existem testes voltados para a saúde cardíaca. Como toda a tecnologia, a partir do momento que se consegue escalonar, os valores começam a ser mais atrativos para o mercado consumidor. Hoje, com R$ 300,00 se consegue fazer um teste genético básico.

Este acesso tão facilitado a exames como este, pode promover um cuidado mais efetivo ou vir a sobrecarregar o sistema de saúde por pessoas que recebem um resultado probabilístico de ter um problema cardíaco, mas que não apresentam sintoma algum?

Dr. Jeferson: O Projeto Genoma Humano iniciado em 1990 e que mapeou no nosso código genético, trouxe uma contribuição inestimável para a compreensão da origem de muitas, senão todas, as doenças humanas. A cada nova descoberta, mais se aprofunda no entendimento da relação genética X doença e os testes genéticos cada vez mais se mostram importantes para o diagnóstico, tratamento e aconselhamento de diversas enfermidades e, como ocorre com todo avanço tecnológico, armadilhas também são descobertas. Por exemplo, nem toda alteração genética se traduz por uma alteração no corpo da pessoa (anomalia, doença), assim como uma doença ou anomalia pode ser causada por várias pequenas alterações genéticas, ou uma alteração genética que hoje é considerada principal, amanhã pode ser considerada secundária e vice-versa.

Dessa forma, cada vez mais usaremos e devemos usar testes genéticos mas devem ser orientados por profissionais adequados, para evitar diagnósticos errados, tratamentos inadequados e aconselhamentos desastrosos.

Saúde digital para ecossistemas de saúde

Conducere: Existe um famoso ditado popular que afirma que nada é 100% ruim ou 100% bom e isso se aplica à pandemia também. Não há como esquecermos de mais de 6 milhões de vidas ceifadas em todo o mundo (dados oficiais da OMS, atualizados em 03.11.22, pelo site who.int), sendo 688 mil (dados oficiais em 03.11.22 pelo Portal covid.saude.gov.br) só no Brasil. Contudo, em razão dela, muitos avanços foram possibilitados, como por exemplo, a telessaúde que fora permitida pelo Conselho Federal de Medicina e regulamentada em 2022.

Na sua opinião, a saúde digital pode ser benéfica para todo o sistema (profissionais de saúde, hospitais/clínicas, operadoras de saúde e pacientes)? Poderia elucidar pontos positivos e negativos e como enxerga essas tecnologias para não somente, mas, em especial, cidades que estão afastadas dos grandes centros urbanos?

Dr. Jeferson: A saúde digital é uma realidade no Brasil e no mundo. Torna a medicina mais democrática, igualitária e sustentável do ponto de vista de saúde pública e privada.

O gerenciamento da saúde envolve levar a informação médica para todas as pessoas e o sistema físico de atendimento torna isso inviável em qualquer cenário econômico. Apenas a saúde digital, entre elas a Telemedicina, conseguirá alcançar esse objetivo.

A principal objeção é a falta do exame físico, primordial para a análise médica completa, e, como tal, nunca será substituída, mas muitas condições que necessitam da avaliação e aconselhamento médico, serão possíveis pela Telemedicina, tirando a sobrecarga do sistema tradicional, democratizando-a.

Cardiologia: conselhos e sugestões do especialista

Conducere: Quais conselhos e sugestões poderia deixar para os que lerão estas linhas sobre a cardiologia e sua relação com a saúde e o bem-estar?

Conselhos e sugestões sobre cardiologia
Fonte: Freepik.com com alterações da Conducere

Dr. Jeferson: A maior causa de mortalidade no mundo inteiro são as doenças cardiovasculares e são diretamente influenciadas pelo nosso comportamento, refletido pela atividade física, obesidade, tabagismo, alcoolismo, duração do sono, estresse, uso de medicações e acompanhamento médico regular quando necessários pelo ambiente, poluição ambiental e pela nossa genética.

Compreender esse processo é fundamental para nossa saúde e bem-estar, refletidos pela quantidade de vida e qualidade de vida.

Nós da Conducere desejamos que seus conhecimentos, sobre a cardiologia e sua relevância para a saúde e o bem-estar, tenham sidos ampliados e este conteúdo tenha lhe apoiado na construção de novos paradigmas sobre este tema.

Agradecemos à disponibilidade do Dr. Jeferson Wollmeister que gentilmente acolheu nossa provocação de pauta.

Até a próxima, Pessoal!

Fiquem conectados conosco através de nossas redes para acessar mais conteúdos e novidades sobre a saúde e o bem-estar.

Referências bibliográficas

BRASIL. MS. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: “Use o coração para vencer as doenças cardiovasculares”: 29/9 – Dia Mundial do Coração | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br). Acesso em: nov. 2022.

ROCHE. Informações sobre doenças cardiovasculares. Disponível em: Doenças Cardiovasculares | Roche. Acesso em: nov. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *